"Por que toda ação gera uma Reação"

.

sábado, 18 de junho de 2011

18/06 - Dia do químico


18 de Junho é o dia do Químico, esta data foi e escolhida porque neste dia, no ano de 1956, foi criado o Conselho Federal de Química, juntamente com os Conselhos Regionais de Química. Mas a profissão de Químico é um pouco mais antiga, foi regulamentada em 1934. A Química em si é o material de trabalho do Químico: o estudo da matéria, sua composição e suas transformações. A química tem sua origem na Alquimia, ciência da Antiguidade, hoje ela faz parte de nosso cotidiano, está presente em quase todas as indústrias, através dela é possível fabricar vários produtos como: cosméticos, tintas, remédios, fertilizantes, dentre outros. O químico atua por meio da análise e da síntese, as atividades realizadas por este profissional vão desde o desenvolvimento de produtos, controle de processos químicos, tratamento de resíduos industriais, saneamento básico, gestão ambiental até planejamento e direção de empresas. O principal atributo do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, realizar pesquisas em diversas áreas, como por exemplo, derivados do petróleo (desenvolvendo novos combustíveis) e ainda na obtenção de novas formas de energia, como os biocombustíveis, energia nuclear, etc.

Parabéns a todos os Químicos! Nossos agradecimentos pelas várias descobertas que levaram a importantes avanços científicos e tecnológicos.

Parabéns pra os estudantes de química, que mesmo com tantos obstáculos conseguem seguir em frente com a mesma força.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Autoavaliação


A Universidade Estadual do Ceará, através da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UECE dará início, no período de 27 de Junho a 08 de Julho, ao processo de autoavaliação que se tornará permanente a partir desta data. A autoavaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES do Ministério de Educação - MEC, instituído pela Lei Nº 10861, de 14 de Abril de 2004. Instrumento imprescindível a todo ato de regulação do Ensino Superior, a autoavaliação da UECE tem por objetivo analisar a relevância científica e social das suas atividades e produtos dentro das seguintes dimensões: a missão; o Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social; a comunicação interna e com a sociedade; as políticas de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico administrativo; a organização e gestão institucional; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e a sustentabilidade financeira de nossa instituição.


As análises, críticas e sugestões sobre as fragilidades e potencialidades da UECE, nas dez dimensões acima descritas, comporão relatório a ser amplamente divulgado e servirá como instrumento de tomada de decisão e planejamento coletivo das metas institucionais.


Um dos princípios da autoavaliação é a busca da adesão e da participação voluntária de todos os membros da comunidade professores, alunos e funcionários. Os demais princípios são: respeito à diversidade, dialogicidade, visibilidade, abrangência, continuidade, qualidade, responsabilidade social, flexibilidade e objetividade, além da não punição ou premiação. Nesse primeiro momento as disciplinas serão avaliadas pelos professores e alunos. Os servidores técnicos administrativos avaliarão a infraestrutura.


Saiba mais consultando a Comissão Própria de Avaliação. Fique atento às instruções sobre o acesso aos formulários que serão disponibilizados no período de 27 de Junho a 08 de Julho de 2011. Quanto maior a participação da comunidade, maior a legitimidade do processo de avaliação interna da UECE e, certamente, maior o seu fortalecimento político como instituição integrante do Sistema de Educação Superior do Estado do Ceará.

FIQUE LIGADO - AÇÃO REVOLUCIONÁRIA


NO DIA 14/06 TIVEMOS NA FAEC (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS) UM MANIFESTO, UM MANIFESTO PARA MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO CRATEUENSE AS NECESSIDADES QUE ALUNOS E PROFESSORES PASSAM, COMO A FALTA DE ESTRUTURA E PROFESSORES EFETIVOS, ESSES SÃO OS PONTOS PRINCIPAIS DE NOSSA LUTA. A CARREATA/PASSEATA SAIO DO PRÉDIO DO CAIC ONDE FUNCIONA O CURSO DA PEDAGOGIA ÀS 19:30, INDO PARA O PRÉDIO DAS CIÊNCIAS, ONDE FUNCIONAM MAIS DOIS CURSOS, QUÍMICA E BIOLOGIA. QUE POR SINAL É O PRÉDIO REGULAR DA FAEC. LUTAMOS TAMBÉM POR UMA ESTRUTURA DIGNA QUE COMPORTE TODOS OS CURSOS, POIS O PRÉDIO DA PEDAGOGIA SE ENCONTRA EM UM PRÉDIO EMPRESTADO E ESTUDAM NA PRESENÇA DE MORCEGOS, JÁ OS ALUNOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA ESTUDAM EM UM PRÉDIO ALTAMENTE PRECÁRIO, CONVIVEM COM SAPOS, GATOS E CACHORROS POR TODA PARTE, E MATO, MATO POR TODO O LADO.POR MEIO DESTE BLOG, EM NOME DE TODA CLASSE ES
TUDANTIL DA FAEC, AGRADEÇO POR TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS
QUE PARTICIPARAM E REIVINDICARAM, VESTIRAM NOSSA CA
MISA E FORAM A LUTA!

VEJAM ALGUMAS FOTOS DE NOSSO MANIFESTO

sábado, 4 de junho de 2011

EVEQ 2011





Galera EVEQ 2011 confirmado. será de 8 à 12 de Agosto


CURSOS CONFIRMADOS

  1. Biocatálise de Microorganismo - Prof. Dr. Ernani magalhães
  2. Peparação de Biodiesel - Profa. Dra. Selene Maia de Morais
  3. Técnicas e Preparação de Textos Científicos - Profa. Dra. Micheline Oliveira
  4. Magia da Química - Profa. Dra. Conceição Lobo
  5. Introdução a celulas à combustível - Prof. Dr. Rui Carlos
  6. Química Computacional - Diniz Maciel de Sena
  7. Segurança em Laboratório - Prof. Gilberto Telmo
  8. Espectroscopia Eletrônica - Prof. Dr. Augusto Coelho



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Movimentos estudantil e docente das estaduais protestam na AL por audiência com governador


Em mais uma tentativa de conseguir se reunir com o governador, manisfestantes são barrados na AL

Na manhã do dia 30 de maio, estudantes e professores da UECE, URCA e UEVA foram à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará protestar por uma audiência direta com o governador do Estado, Cid Gomes. Os representantes das universidades estaduais reclamaram da carência por que passam essas instituições. Concurso público para professor efetivo, políticas de assistência estudantil e construção do restaurante e da residência universitária na UEVA são as principais demandas.

“Nós queremos audiência do governador com as lideranças dos movimentos e queremos uma audiência pública no plenário para discutir essas questões com os deputados”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Docentes da UECE (Sinduece), Epitácio Macário. Durante o ato, vários manifestantes criticaram a construção do Aquário, que terá investimento de R$ 250 milhões. “O governo do Estado está endividando o Ceará com a construção desse aquário”, opinou a presidente da Seção Sindical da UEVA, Maria Antônia Veiga.

A vice-presidente da Sinduece, Erlenia Sobral, lamentou a falta de oposição na AL ao governo estadual. “Infelizmente, o governador Cid Gomes não tem oposição no Estado. Nós vamos tentar sensibilizar os deputados sobre as nossas carências e sobre a necessidade de termos uma audiência com o governador”, garantiu. Durante o protesto, o vereador João Alfredo (PSOL) manifestou apoio aos estudantes e professores. “O orçamento do Estado diz quais são as prioridades do governo; gastar com um aquário e não fazer concurso para pofessor universitário é uma decisão de prioridade política”. O deputado Heitor Férrer (PDT), voz crítica ao atual governo, foi até à entrada da casa para prestar seu apoio ao movimento e pronunciou-se sobre o assunto. “Os dados das universidades estaduais são estarrecedores”, disse o deputado, que garantiu dar entrada em requerimento hoje, 31 de maio, solicitando a realização de audiência pública para pautar o problema das estaduais.

A grande surpresa do ato foi o fato de os manifestantes terem sido proibidos de entrar na assembleia. Estudantes e professores foram barrados na porta da AL e recebidos pelo Batalhão de Choque. Somente após uma hora de negociações, os manifestantes puderam entrar. “A casa é nossa”, “Ah, eu tô em casa!”, “Governador Cidrica, pior do que tá não fica” foram alguns dos gritos de protesto. O deputado Antônio Carlos (PT), líder do governo na Assembleia, recebeu os estudantes e professores, mas disse que não tem poder de marcar uma audiência com o governador do Estado. “Eu estou disposto a construir essa agenda com o governador. Esse é o compromisso que eu posso firmar senão seria irresponsabilidade da minha parte”, disse.

Na reunião com o deputado Antônio Carlos, os representantes das unidades das três estaduais enumeraram as principais demandas das universidades. “Nós não temos condições de sobreviver dessa forma. Os estudantes estão indo para as faculdades privadas, porque não temos condições de estudar”, lamentou Messias Gomes, estudante de Pedagogia da FAEC e membro do Centro Acadêmico do curso. No momento, representantes dos movimentos estudantil e docente reclamaram da proibição de entrar na Assembleia. “Isso não é forma de receber os cidadãos desse Estado. Isso é um abuso de poder”, protestou a professora Maria Antonia Veiga, referindo-se ao Batalhão de Choque.

Para a decepção dos manifestantes, o deputado Antônio Carlos saiu sem encaminhar uma data de audiência com o gabinete do governador Cid Gomes. Hoje pela manhã, o presidente da Sinduece, prof. Epitácio Macário, e os dirigentes estudantis Dávilo e Karol estiveram no gabinete do deputado Heitor Férrer para entregar a pauta de reivindicações e oficializar o pedido de audiência pública. Na ocasião, o deputado expôs um requerimento de igual teor impetrado em fevereiro de 2011 sem resposta da mesa diretoria da casa e da comissão de cência e tecnologia do Esado.

E mais:

Na última sexta-feira, 27 de maio, professores discutiram, na assembleia convocada pela Sinduece, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e concurso público para professor efetivo na Universidade.

Sobre a necessidade de concurso para professores efetivos, a pró-reitora de Graduação da UECE, Lineuda Murta, disse que, até 2012, a Universidade terá carência de 300 professores. “Os alunos e coordenadores estão sofrendo com essa situação. Muitas vezes, os professores substitutos assumem outras funções no meio do semestre, como concurso em outras universidades e doutorado, e abandonam a turma”, disse. Ainda segunda ela, dos 252 professores substitutos existentes apenas 92 professores estão substituindo afastamentos temporários contra 160 que ocupam vagas permanentes. Isto quer dizer que do total de contratações, 63% estão fora dos parâmetros estabelecidos na Lei Complementar 14/1999 que regulamenta a matéria.

--
Para postar nesse grupo, mande um e-mail para sindueceinforma@googlegroups.com
Para sair do grupo, envie um e-mail para sindueceinforma+unsubscribe@googlegroups.com ou acesse grupos-sindueceinforma-edit my membership-unsubscribe

By: Messias Gomes (Pedagogia – FAEC)

ABSURDO, veja a resposta que o David, estudante de biologia da FAEC, recebeu da ouvidoria da UECE

Prezado Cidadão, em resposta a sua manifestação, a Ouvidoria da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ em contato com o Diretor da FAEC, esclareceu que : oram solicitadas providências quanto ao mato que cresce no terreno da FAEC. Estamos esperando deliberação. Quanto ao alagamento por causa das fortes chuvas, infelizmente as reformas realizadas recentemente nas dependências da FAEC não foram suficientes para evitar o acontecido, devido ao enorme volume de chuvas que precipitaram em Crateús. Mesmo assim, estamos solicitando ao Núcleo de Engenharia da UECE uma avaliação da situação para que possamos tomar as providências cabíveis. Existe um projeto de construção de 17 salas de aula e um auditório no terreno da FAEC, já aprovado e com grande parte da verba já garantida (depositada nas contas da UECE).
Infelizmente, por motivos alheios a esta instância, ainda não se iniciou a construção.
Realmente, a FAEC não dispõe de laboratórios, mas uma parceria firmada com o CVT prevê o uso dos laboratórios do mesmo pela FAEC, para tanto basta o professor se programar e agendar os horários com a Coordenação do CVT. O uso desses laboratórios no turno da noite está complicado, haja visto que o CVT não dispõe de funcionários à noite. No entanto, através de contatos com o coordenador do CVT estamos agilizando esse pleito. Os materiais (vidrarias, reagentes e equipamentos) dos laboratórios devem ser solicitados pelas coordenações à Administração Superior da UECE. Se você observou, foram feitas várias melhorias temporárias no sentido de dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais:
construção de rampas, adaptação de banheiros, acesso às salas de aula, acesso à secretaria, etc. No entanto, através do projeto.
Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência, já em fase de implantação, a UECE está providenciando essa adaptação definitiva de todas as suas dependências. Gostaria de reafirmar o nosso compromisso em trabalhar por uma FAEC melhor .
Agradecemos a sua participação.

Para Mostrar que temos Vez e Voz

Manifestação cobra mais professores


Professores e estudantes de universidades públicas estaduais do Ceará reivindicam a realização de concurso público para professor e reclamam da falta de diálogo com o governador Cid Gomes
31.05.2011| 01:30
Na Uece, são necessários 300 professores para atender a demanda (IGOR DE MELO)

Na Uece, são necessários 300 professores para atender a demanda (IGOR DE MELO)
Faixas, apitos, narizes de palhaço, cartazes e um violão. Assim, estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram manifestação ontem em frente à Assembleia Legislativa.


A principal reivindicação é a realização de concurso para professores efetivos. Na Uece, são necessários que 300 professores sejam contratados para suprir a demanda. Segundo a pró-reitora de Graduação da Uece, Lineuda Murta, nenhum concurso concurso para professor efetivo foi feito desde 2005”.

O presidente do sindicato dos Docentes da Uece (Siduece), Epitácio Macário, afirma que entre 2007 e 2010 foram contratados apenas 54 professores efetivos, que participaram de concursos públicos realizados antes de 2007. No mesmo período, foram chamados 510 professores substitutos. “Eles querem sustentar as universidades públicas a base de professores substitutos e nós não vamos aceitar isso”, enfatiza Macário. Hoje, os substitutos representam 25%.
Além disso, são solicitadas melhorias na infraestrutura nos campus das universidade estaduais. Na UVA, a categoria pede a construção de restaurante e residência universitária, para evitar a evasão escolar. “Só o campus do Itaperi da Uece tem restaurante universitário e a obra
se arrasta há três anos. No interior, apenas Quixadá possui residência universitária e são apenas 25 vagas”, afirma o secretário de assuntos do Interior da Uece, Tiago Nascimento.
Os manifestantes ironizavam a construção do aquário do Ceará durante a manifestação. “É ou não é piada de salão? Tem dinheiro pro aquário, não tem para a educação”. Às 11h50min, os manifestantes tentaram entrar na Assembleia, mas foram impedidos pelos seguranças. Após uma hora de negociação, eles realizaram reunião com o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT).
Os representantes do movimento docente afirmam que, desde janeiro, conversam com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira. De lá para cá, eles aguardam para conversar com o governador Cid Gomes. Como não conseguiram realizar a audiência, decidiram apelar para a mediação do líder do Governo e do presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB). Os dois se comprometeram a agilizar a conversa com Cid.
Na manhã de hoje, será solicitada a realização de audiência pública na Assembleia, para debater as demandas de professores e estudantes.
Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior não respondeu as críticas de estudantes e professores. Segundo a assessoria, René Barreira está em viagem. O Governo do Estado não adiantou se uma audiência pública com Cid Gomes será realizada, pois ele está viajando

Acesse também

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3