"Por que toda ação gera uma Reação"

.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nobel de Química 2011 vai para descoberta dos quase-cristais



A Academia Real de Ciências da Suécia deu na manhã desta quarta-feira (5) o Nobel de Química ao israelense Daniel Shechtman, 70 anos, do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, pela descoberta dos chamados quase-cristais, que têm aplicações experimentais em inúmeras finalidades -- dos motores a diesel às frigideiras..

De acordo com os organizadores do prêmio, a pesquisa de Shechtman trouxe uma mudança de paradigma de como os átomos são organizados em materiais sólidos. “Ao contrário da crença prévia de que átomos ficam dentro de cristais em padrões simétricos, Schechtman mostrou que eles poderiam se organizar em um padrão que não se repetia,” explicou a academia.

“Sua descoberta foi extremamente controversa. Enquanto defendia sua descoberta, foi demitido de seu grupo de pesquisa. No entanto, sua batalha eventualmente forçou cientistas a rever a própria natureza da matéria”.

O comitê lembrou então que as formas matematicamente regulares, mas infinitamente variadas, são comuns na arte árabe e persa. "Mosaicos aperiódicos, como os encontrados nos mosaicos islâmicos medievais do palácio de Alhambra, na Espanha, e na mesquita de Dar-i Imam, no Irã, têm ajudado os cientistas a entenderem qual é o aspecto dos semicristais em nível atômico."

O cientista, nascido em Tel Aviv, trabalha no Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), em Haifa (norte). Na época do seu principal trabalho, ele vivia nos EUA.

A pesquisa de Shechtman foi inicialmente ridicularizada por muitos cientistas, pois contradizia todos os livros sobre o tema. Um dos seus críticos mais inflamados foi Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel. Mas, em 1992, a União Internacional de Cristalografia alterou, com base no trabalho do israelense, sua definição sobre o que é um cristal.

Nas últimas três décadas, centenas de semicristais foram sintetizados em laboratórios, e, há dois anos, cientistas relataram a inédita descoberta de um semicristal natural, numa amostra russa contendo alumínio, cobre e ferro.

Schechtman foi comunicado que ganhou o prêmio durante o anúncio, mas ao contrário do costume, a ligação foi particular, e não em viva voz durante a cerimônia. Os organizadores afirmaram que ele ficou extremamento surpreso com a honraria e que já havia desistido de ganhar o Nobel um dia.

I semana de Química do IFCE


I Semana da Química - IFCE

nos dias 26 e 27/10/2011 aconteceu no IFCE (Instituto Federal do Ceará) campus Crateús a I semana de Química, comemorando o Ano Internacional da Química. O evento contou com uma Palestra do Diretor da (FAEC) faculdade de Educação de Crateús Ossian Gadelha e do Professor Saulo maia.


Logo após a solenidade de Abertura ministrada pela Professora Paula Bezerra houve um "show de Química" estudantes da E.E.F.M Plácido Aderaldo Castelo de Fortaleza fizeram várias experiencias voltadas para a química.


Ao final do Evento uma Palestra - Química: Nossa vida, Nosso Futuro, com o Prof. Ms. Adriano Freitas de Sousa e o Prof. Dr. Jõao Henrique Silva Luciano. E a confraternização com todos da comissão organizadora














quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Assista o vídeo da carreata em apoio aos professores

Vídeo da Carreata em apoio aos Professores do Estado

Aulão em praça Publica

Quarta-feira (05/10/2011)
Dia de paralisação das Escolas Estaduais e da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC







Alunos e professores da rede estadual de Crateús do ensino médio ou superior participando de um aulão em praça publica para mostrar seu repúdio perante esta situação





terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pra saber especial biologia

Inscrições Abertas Para a Formação de Guias de Ecoturismo em Crateús


A Associação Caatinga promove de agosto a dezembro deste ano a Formação para Guias de Ecoturismo na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) totalmente gratuito através do seu novo projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga, projeto apoiado pela TAM Linhas Aéreas. As inscrições são entre os dias 19 de julho e 05 de agosto de 2011 através do link: http://tinyurl.com/3sgv7co. Poderão se inscrever jovens entre 16 e 29 anos que tenham o ensino fundamental concluído e que residam em Crateús ou nas comunidades próximas a RNSA, ao longo das estradas dos Tucuns e estrada da Ibiapaba.

Durante os cinco meses de capacitação, os participantes receberão aulas por módulos que tratarão de temas como: turismo e ecoturismo, atendimento ao público, primeiros-socorros, empreendedorismo, cooperativismo, biodiversidade e educação ambiental, além de aprenderem sobre as técnicas de orientação de grupos turísticos.

A Reserva Natural Serra das Almas é uma área de 6.146 hectares de caatinga preservada mantida pela Associação Caatinga. Com o Projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga a instituição pretende incentivar os jovens das comunidades do entorno da reserva a organizarem seus próprios empreendimentos de ecoturismo, envolvendo outros ativos das comunidades e potencializando o turismo sustentável na região, que possui, além da Reserva Natural Serra das Almas, atrativos como o Canion do Rio Poti e grutas do Montenebo.

O projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga foi um dos oito projetos aprovados pelo primeiro edital público para projetos socioambientais lançado pela TAM Linhas Aéreas. O projeto terá duração de um ano e tem como principais objetivos capacitar 30 jovens para atuarem como guias de ecoturismo em Crateús e região.

Uma das trilhas da Reserva Serra das Almas – Crateús/CE


Acesse:

http://www.acaatinga.org.br/index.php/2011/inscricoes-abertas-para-formacao-de-guias-de-ecoturismo-em-crateus/

Pra Saber! URGENTE

Devido a uma falha no funcionamento do Sistema Acadêmico ocorrida no dia 30 de julho, sábado pela manhã, informamos a todos interessados que a primeira fase da atual matrícula fica prorrogada do meio dia de 1º de agosto (segunda-feira) até meio dia de 3 de agosto (quarta-feira), do corrente ano.
SERÁ UMA OPORTUNIDADE PARA QUEM ESQUECEU DE REALIZÁ-LA!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Matricula Para Veteranos 2011.2




ATENÇÃO!

Atentem para os dias de realização da matrícula, que se não for realizada o aluno perderá o semestre!

DIAS 28, 29 e 30!

LEMBRE-SE!!!

Festa Encerramento de Semestre


Veja algumas fotos da Festa de Encerramento de Semestre que ocorreu no Ultimo dia 22 na Casa de Arte e Cultura de Crateús







agradecendo desde já a colaboração de todos os centros acadêmicos e seus integrantes!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Balada Despedida de Semestre


Balada Despedida de Semestre da
Faculdade de Educação de Crateús (FAEC)

DATA: 22/07 (sexta-feira)
LOCAL: Casa de Cultura (Ao lado do Regina Pacis)
HORÁRIO: 21:00
Entrada: 1,00 (Alunos da FAEC) e 2,00 (Público)
COM SOM ELETRÔNICO E DJ
PARTICIPE!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

III Simpósio de Química do Vale do Jaguaribe - FAFIDAM

III Simpósio de Química do Vale do Jaguaribe, que será realizado no período de 12 a 15 de setembro 2011, na FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, Ceará. O referido simpósio terá como tema central: “No Ano Internacional da Química: Professores e Pesquisadores uma união fundamental para construção do aprendizado”.

Audiência Pública na Assembléia Legislativa dia 06/07 - FAEC Presente!


















Em audiência na AL, movimentos estudantil e docente discutem carência de professores nas estaduais


Estudantes e professores das universidades estaduais do Ceará participaram hoje, 06 de julho, de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a carência de docentes nessas instituições. Estiveram presentes na mesa de debate representantes da UECE, URCA e UVA, além da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), do deputado Heitor Férrer, que fez o intermédio na marcação da audiência, e da deputada Mirian Sobreira, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que presidiu a sessão.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, Assis Araripe, detalhou a demanda por professores na UECE. Segundo ele, até 2012, o déficit chega a 312 docentes. Atualmente, a universidade conta com 256 substitutos, dos quais apenas 92 estão em vagas de professores afastados temporariamente. O secretário-adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, fez uma explanação que deixou a plenária e os integrantes da mesa insatisfeitos. Segundo o secretário, um dos motivos da falta de professores é o afastamento deles para pós-graduação. Ele declarou ainda que os números exatos da falta de docentes não haviam chegado à Secre
taria.

“Atravessamos mais de 600 quilômetros para debater esse assunto que é tão importante. Já entregamos vários requerimentos ao Estado solicitando audiência pública. Lamentamos que a Secitece ainda esteja pedindo os números concretos. Hoje à noite, temos aula sem professores”, enfatizou a professora Zuleide Queiroz, da diretoria da Seção Sindical da URCA. Ela lembrou que os dados apresentados pelos representantes das universidades só suprem o ensino, e não contemplam a pesquisa e a extensão.

A necessidade de concurso público para servidores técnico-administrativos também foi pautada na ocasião. A servidora Liana Rabelo falou sobre a falta de apoio para a categoria, que tem dificuldades para conseguir afastamento para pós-graduação. “Nós precisamos criar um quadro de servidores públicos na UECE e incentivar o Planos de Cargos e Carreira para que o trabalhador possa crescer”, afirmou Liana ao lembrar que a UECE nunca realizou concurso público para a categoria.


O professor da UECE Eudes Baima chamou a atenção para o absurdo da pauta da audiência. “Parece que é a primeira audiência que pedimos para reivindicar isso. Nós precisamos nos reunir diretamente com o governador e queremos a reposição dos professores para que as universidades estaduais tenham condições mínimas de funcionar”, disse.

Para o presidente da Seção Sindical da UECE (Sinduece), professor Epitácio Macário, a audiência pública é resultado das mobilizações recentes dos movimentos estudantil e docente. Ele citou os atos que aconteceram este ano, na Assembleia e no Palácio do Governo, além da ocupação da reitoria do último dia 15, que obteve conquistas junto à reitoria
da UECE. “A mobilização fez com que os dados da carência de professores viessem à tona e trouxe os professores para a luta. Nós rompemos o silêncio”, ressaltou.

O professor Epitácio Macário destacou os núcleos de pesquisa que são desenvolvidos na UECE. Ele afirmou que a universidade tem uma grande importância
social e já formou pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente. O presidente da Sinduece salientou também a importância de fazer a “defesa política da universidade”. Thiago Nascimento, do Diretório Central dos Estudantes da UECE, lamentou o abandono dos campi do interior. “Em muitas dessas cidades, a população não sabe que existe uma universidade lá”, disse Thiago ao relatar suas viagens como representante do DCE ao interior do Estado.

Outra questão levantada pelo integrante do DCE foi o levantamento das últimas ações organizadas nas universidades estaduais. “É a quarta vez que fazemos uma atividade grande este ano. A nossa forma de fazer luta é pela ação direta. A História mostra que é do nosso jeito que dá certo”, enfatizou. Ele garantiu que a mobilização dos professores e estudantes não vai cessar enquanto a pauta não for atendida pelo governador Cid Go
mes. “Se for preciso, nós ocuparemos a reitoria ou a Assembleia Legislativa. Seremos um carrapato para o governador”, emendou Thiago.

A audiência saiu com encaminhamentos das discussões. O levantamento da carência de professores da UECE será referendado pelos deputados, que devem formar uma comissão na Assembleia para acompanhar esses dados. Também ficou decidido que os deputados estaduais devem visitar as unidades do interior do Estado. O dep
utado Heitor Férrer se comprometeu ainda a intermediar uma audiência com o governador do Estado, Cid Gomes.

sábado, 18 de junho de 2011

18/06 - Dia do químico


18 de Junho é o dia do Químico, esta data foi e escolhida porque neste dia, no ano de 1956, foi criado o Conselho Federal de Química, juntamente com os Conselhos Regionais de Química. Mas a profissão de Químico é um pouco mais antiga, foi regulamentada em 1934. A Química em si é o material de trabalho do Químico: o estudo da matéria, sua composição e suas transformações. A química tem sua origem na Alquimia, ciência da Antiguidade, hoje ela faz parte de nosso cotidiano, está presente em quase todas as indústrias, através dela é possível fabricar vários produtos como: cosméticos, tintas, remédios, fertilizantes, dentre outros. O químico atua por meio da análise e da síntese, as atividades realizadas por este profissional vão desde o desenvolvimento de produtos, controle de processos químicos, tratamento de resíduos industriais, saneamento básico, gestão ambiental até planejamento e direção de empresas. O principal atributo do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, realizar pesquisas em diversas áreas, como por exemplo, derivados do petróleo (desenvolvendo novos combustíveis) e ainda na obtenção de novas formas de energia, como os biocombustíveis, energia nuclear, etc.

Parabéns a todos os Químicos! Nossos agradecimentos pelas várias descobertas que levaram a importantes avanços científicos e tecnológicos.

Parabéns pra os estudantes de química, que mesmo com tantos obstáculos conseguem seguir em frente com a mesma força.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Autoavaliação


A Universidade Estadual do Ceará, através da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UECE dará início, no período de 27 de Junho a 08 de Julho, ao processo de autoavaliação que se tornará permanente a partir desta data. A autoavaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES do Ministério de Educação - MEC, instituído pela Lei Nº 10861, de 14 de Abril de 2004. Instrumento imprescindível a todo ato de regulação do Ensino Superior, a autoavaliação da UECE tem por objetivo analisar a relevância científica e social das suas atividades e produtos dentro das seguintes dimensões: a missão; o Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social; a comunicação interna e com a sociedade; as políticas de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico administrativo; a organização e gestão institucional; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e a sustentabilidade financeira de nossa instituição.


As análises, críticas e sugestões sobre as fragilidades e potencialidades da UECE, nas dez dimensões acima descritas, comporão relatório a ser amplamente divulgado e servirá como instrumento de tomada de decisão e planejamento coletivo das metas institucionais.


Um dos princípios da autoavaliação é a busca da adesão e da participação voluntária de todos os membros da comunidade professores, alunos e funcionários. Os demais princípios são: respeito à diversidade, dialogicidade, visibilidade, abrangência, continuidade, qualidade, responsabilidade social, flexibilidade e objetividade, além da não punição ou premiação. Nesse primeiro momento as disciplinas serão avaliadas pelos professores e alunos. Os servidores técnicos administrativos avaliarão a infraestrutura.


Saiba mais consultando a Comissão Própria de Avaliação. Fique atento às instruções sobre o acesso aos formulários que serão disponibilizados no período de 27 de Junho a 08 de Julho de 2011. Quanto maior a participação da comunidade, maior a legitimidade do processo de avaliação interna da UECE e, certamente, maior o seu fortalecimento político como instituição integrante do Sistema de Educação Superior do Estado do Ceará.

FIQUE LIGADO - AÇÃO REVOLUCIONÁRIA


NO DIA 14/06 TIVEMOS NA FAEC (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS) UM MANIFESTO, UM MANIFESTO PARA MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO CRATEUENSE AS NECESSIDADES QUE ALUNOS E PROFESSORES PASSAM, COMO A FALTA DE ESTRUTURA E PROFESSORES EFETIVOS, ESSES SÃO OS PONTOS PRINCIPAIS DE NOSSA LUTA. A CARREATA/PASSEATA SAIO DO PRÉDIO DO CAIC ONDE FUNCIONA O CURSO DA PEDAGOGIA ÀS 19:30, INDO PARA O PRÉDIO DAS CIÊNCIAS, ONDE FUNCIONAM MAIS DOIS CURSOS, QUÍMICA E BIOLOGIA. QUE POR SINAL É O PRÉDIO REGULAR DA FAEC. LUTAMOS TAMBÉM POR UMA ESTRUTURA DIGNA QUE COMPORTE TODOS OS CURSOS, POIS O PRÉDIO DA PEDAGOGIA SE ENCONTRA EM UM PRÉDIO EMPRESTADO E ESTUDAM NA PRESENÇA DE MORCEGOS, JÁ OS ALUNOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA ESTUDAM EM UM PRÉDIO ALTAMENTE PRECÁRIO, CONVIVEM COM SAPOS, GATOS E CACHORROS POR TODA PARTE, E MATO, MATO POR TODO O LADO.POR MEIO DESTE BLOG, EM NOME DE TODA CLASSE ES
TUDANTIL DA FAEC, AGRADEÇO POR TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS
QUE PARTICIPARAM E REIVINDICARAM, VESTIRAM NOSSA CA
MISA E FORAM A LUTA!

VEJAM ALGUMAS FOTOS DE NOSSO MANIFESTO

sábado, 4 de junho de 2011

EVEQ 2011





Galera EVEQ 2011 confirmado. será de 8 à 12 de Agosto


CURSOS CONFIRMADOS

  1. Biocatálise de Microorganismo - Prof. Dr. Ernani magalhães
  2. Peparação de Biodiesel - Profa. Dra. Selene Maia de Morais
  3. Técnicas e Preparação de Textos Científicos - Profa. Dra. Micheline Oliveira
  4. Magia da Química - Profa. Dra. Conceição Lobo
  5. Introdução a celulas à combustível - Prof. Dr. Rui Carlos
  6. Química Computacional - Diniz Maciel de Sena
  7. Segurança em Laboratório - Prof. Gilberto Telmo
  8. Espectroscopia Eletrônica - Prof. Dr. Augusto Coelho



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Movimentos estudantil e docente das estaduais protestam na AL por audiência com governador


Em mais uma tentativa de conseguir se reunir com o governador, manisfestantes são barrados na AL

Na manhã do dia 30 de maio, estudantes e professores da UECE, URCA e UEVA foram à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará protestar por uma audiência direta com o governador do Estado, Cid Gomes. Os representantes das universidades estaduais reclamaram da carência por que passam essas instituições. Concurso público para professor efetivo, políticas de assistência estudantil e construção do restaurante e da residência universitária na UEVA são as principais demandas.

“Nós queremos audiência do governador com as lideranças dos movimentos e queremos uma audiência pública no plenário para discutir essas questões com os deputados”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Docentes da UECE (Sinduece), Epitácio Macário. Durante o ato, vários manifestantes criticaram a construção do Aquário, que terá investimento de R$ 250 milhões. “O governo do Estado está endividando o Ceará com a construção desse aquário”, opinou a presidente da Seção Sindical da UEVA, Maria Antônia Veiga.

A vice-presidente da Sinduece, Erlenia Sobral, lamentou a falta de oposição na AL ao governo estadual. “Infelizmente, o governador Cid Gomes não tem oposição no Estado. Nós vamos tentar sensibilizar os deputados sobre as nossas carências e sobre a necessidade de termos uma audiência com o governador”, garantiu. Durante o protesto, o vereador João Alfredo (PSOL) manifestou apoio aos estudantes e professores. “O orçamento do Estado diz quais são as prioridades do governo; gastar com um aquário e não fazer concurso para pofessor universitário é uma decisão de prioridade política”. O deputado Heitor Férrer (PDT), voz crítica ao atual governo, foi até à entrada da casa para prestar seu apoio ao movimento e pronunciou-se sobre o assunto. “Os dados das universidades estaduais são estarrecedores”, disse o deputado, que garantiu dar entrada em requerimento hoje, 31 de maio, solicitando a realização de audiência pública para pautar o problema das estaduais.

A grande surpresa do ato foi o fato de os manifestantes terem sido proibidos de entrar na assembleia. Estudantes e professores foram barrados na porta da AL e recebidos pelo Batalhão de Choque. Somente após uma hora de negociações, os manifestantes puderam entrar. “A casa é nossa”, “Ah, eu tô em casa!”, “Governador Cidrica, pior do que tá não fica” foram alguns dos gritos de protesto. O deputado Antônio Carlos (PT), líder do governo na Assembleia, recebeu os estudantes e professores, mas disse que não tem poder de marcar uma audiência com o governador do Estado. “Eu estou disposto a construir essa agenda com o governador. Esse é o compromisso que eu posso firmar senão seria irresponsabilidade da minha parte”, disse.

Na reunião com o deputado Antônio Carlos, os representantes das unidades das três estaduais enumeraram as principais demandas das universidades. “Nós não temos condições de sobreviver dessa forma. Os estudantes estão indo para as faculdades privadas, porque não temos condições de estudar”, lamentou Messias Gomes, estudante de Pedagogia da FAEC e membro do Centro Acadêmico do curso. No momento, representantes dos movimentos estudantil e docente reclamaram da proibição de entrar na Assembleia. “Isso não é forma de receber os cidadãos desse Estado. Isso é um abuso de poder”, protestou a professora Maria Antonia Veiga, referindo-se ao Batalhão de Choque.

Para a decepção dos manifestantes, o deputado Antônio Carlos saiu sem encaminhar uma data de audiência com o gabinete do governador Cid Gomes. Hoje pela manhã, o presidente da Sinduece, prof. Epitácio Macário, e os dirigentes estudantis Dávilo e Karol estiveram no gabinete do deputado Heitor Férrer para entregar a pauta de reivindicações e oficializar o pedido de audiência pública. Na ocasião, o deputado expôs um requerimento de igual teor impetrado em fevereiro de 2011 sem resposta da mesa diretoria da casa e da comissão de cência e tecnologia do Esado.

E mais:

Na última sexta-feira, 27 de maio, professores discutiram, na assembleia convocada pela Sinduece, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e concurso público para professor efetivo na Universidade.

Sobre a necessidade de concurso para professores efetivos, a pró-reitora de Graduação da UECE, Lineuda Murta, disse que, até 2012, a Universidade terá carência de 300 professores. “Os alunos e coordenadores estão sofrendo com essa situação. Muitas vezes, os professores substitutos assumem outras funções no meio do semestre, como concurso em outras universidades e doutorado, e abandonam a turma”, disse. Ainda segunda ela, dos 252 professores substitutos existentes apenas 92 professores estão substituindo afastamentos temporários contra 160 que ocupam vagas permanentes. Isto quer dizer que do total de contratações, 63% estão fora dos parâmetros estabelecidos na Lei Complementar 14/1999 que regulamenta a matéria.

--
Para postar nesse grupo, mande um e-mail para sindueceinforma@googlegroups.com
Para sair do grupo, envie um e-mail para sindueceinforma+unsubscribe@googlegroups.com ou acesse grupos-sindueceinforma-edit my membership-unsubscribe

By: Messias Gomes (Pedagogia – FAEC)

ABSURDO, veja a resposta que o David, estudante de biologia da FAEC, recebeu da ouvidoria da UECE

Prezado Cidadão, em resposta a sua manifestação, a Ouvidoria da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ em contato com o Diretor da FAEC, esclareceu que : oram solicitadas providências quanto ao mato que cresce no terreno da FAEC. Estamos esperando deliberação. Quanto ao alagamento por causa das fortes chuvas, infelizmente as reformas realizadas recentemente nas dependências da FAEC não foram suficientes para evitar o acontecido, devido ao enorme volume de chuvas que precipitaram em Crateús. Mesmo assim, estamos solicitando ao Núcleo de Engenharia da UECE uma avaliação da situação para que possamos tomar as providências cabíveis. Existe um projeto de construção de 17 salas de aula e um auditório no terreno da FAEC, já aprovado e com grande parte da verba já garantida (depositada nas contas da UECE).
Infelizmente, por motivos alheios a esta instância, ainda não se iniciou a construção.
Realmente, a FAEC não dispõe de laboratórios, mas uma parceria firmada com o CVT prevê o uso dos laboratórios do mesmo pela FAEC, para tanto basta o professor se programar e agendar os horários com a Coordenação do CVT. O uso desses laboratórios no turno da noite está complicado, haja visto que o CVT não dispõe de funcionários à noite. No entanto, através de contatos com o coordenador do CVT estamos agilizando esse pleito. Os materiais (vidrarias, reagentes e equipamentos) dos laboratórios devem ser solicitados pelas coordenações à Administração Superior da UECE. Se você observou, foram feitas várias melhorias temporárias no sentido de dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais:
construção de rampas, adaptação de banheiros, acesso às salas de aula, acesso à secretaria, etc. No entanto, através do projeto.
Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência, já em fase de implantação, a UECE está providenciando essa adaptação definitiva de todas as suas dependências. Gostaria de reafirmar o nosso compromisso em trabalhar por uma FAEC melhor .
Agradecemos a sua participação.

Para Mostrar que temos Vez e Voz

Manifestação cobra mais professores


Professores e estudantes de universidades públicas estaduais do Ceará reivindicam a realização de concurso público para professor e reclamam da falta de diálogo com o governador Cid Gomes
31.05.2011| 01:30
Na Uece, são necessários 300 professores para atender a demanda (IGOR DE MELO)

Na Uece, são necessários 300 professores para atender a demanda (IGOR DE MELO)
Faixas, apitos, narizes de palhaço, cartazes e um violão. Assim, estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram manifestação ontem em frente à Assembleia Legislativa.


A principal reivindicação é a realização de concurso para professores efetivos. Na Uece, são necessários que 300 professores sejam contratados para suprir a demanda. Segundo a pró-reitora de Graduação da Uece, Lineuda Murta, nenhum concurso concurso para professor efetivo foi feito desde 2005”.

O presidente do sindicato dos Docentes da Uece (Siduece), Epitácio Macário, afirma que entre 2007 e 2010 foram contratados apenas 54 professores efetivos, que participaram de concursos públicos realizados antes de 2007. No mesmo período, foram chamados 510 professores substitutos. “Eles querem sustentar as universidades públicas a base de professores substitutos e nós não vamos aceitar isso”, enfatiza Macário. Hoje, os substitutos representam 25%.
Além disso, são solicitadas melhorias na infraestrutura nos campus das universidade estaduais. Na UVA, a categoria pede a construção de restaurante e residência universitária, para evitar a evasão escolar. “Só o campus do Itaperi da Uece tem restaurante universitário e a obra
se arrasta há três anos. No interior, apenas Quixadá possui residência universitária e são apenas 25 vagas”, afirma o secretário de assuntos do Interior da Uece, Tiago Nascimento.
Os manifestantes ironizavam a construção do aquário do Ceará durante a manifestação. “É ou não é piada de salão? Tem dinheiro pro aquário, não tem para a educação”. Às 11h50min, os manifestantes tentaram entrar na Assembleia, mas foram impedidos pelos seguranças. Após uma hora de negociação, eles realizaram reunião com o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT).
Os representantes do movimento docente afirmam que, desde janeiro, conversam com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira. De lá para cá, eles aguardam para conversar com o governador Cid Gomes. Como não conseguiram realizar a audiência, decidiram apelar para a mediação do líder do Governo e do presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB). Os dois se comprometeram a agilizar a conversa com Cid.
Na manhã de hoje, será solicitada a realização de audiência pública na Assembleia, para debater as demandas de professores e estudantes.
Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior não respondeu as críticas de estudantes e professores. Segundo a assessoria, René Barreira está em viagem. O Governo do Estado não adiantou se uma audiência pública com Cid Gomes será realizada, pois ele está viajando

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pra Saber!


Neste ultimo dia 25/05, foi realizada uma reunião com o Sancler diretor do CVT (Centro Vocacional tecnológico) o motivo da reunião é a utilização dos laboratórios durante o período noturno e para ele esclarecer por que o CVT ainda não foi agregado a faculdade. Primeiramente ele esclareceu que o CVT não iria passar para a faculdade, explicando que não existe esta história de em lugar onde houver institutos federais não deveria haver CVT, pois segundo ele o CVT é uma instituição que acolhe pessoas sem condições financeiras para pagar curso ou pessoas sem formação educacional completa, já o IFCE (Instituto federal do Ceará) abrange pessoas que já tenham o ensino médio completo. Caros leitores vamos a fundo nessa história para saber os motivos concretos que o Centro Vocacional tecnológico não é nosso. Logo após isso discutimos a questão dos laboratórios, ele alegou que não podemos utilizar os laboratórios durante a noite, pois não tem vigia para fazer a segurança, então fizemos um trato. Os professores que desejarem fazer aulas práticas irão assinar um termo responsabilizando-se apenas pelo laboratório e durante o período que estiver utilizando, após a aula pratica o professor não mais será responsável, abordamos também sobre os matérias do laboratório firmando assim outro acordo, o de que os laboratórios seriam exclusivos para os alunos da FAEC (Faculdade de Educação de Crateús) para que possamos levar nossos matérias sem que terceiros os utilizem. Ele concordou, nesses próximos dias iremos tratar disso com o diretor da Faculdade, o prof. Dr. Ossian Gadelha juntamente com o Vice diretor Luis Carlos e a coordenação da faculdade para firmar este acordo. Fiquem atentos a novas noticias.

Acesse também

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3