"Por que toda ação gera uma Reação"

.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nobel de Química 2011 vai para descoberta dos quase-cristais



A Academia Real de Ciências da Suécia deu na manhã desta quarta-feira (5) o Nobel de Química ao israelense Daniel Shechtman, 70 anos, do Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa, pela descoberta dos chamados quase-cristais, que têm aplicações experimentais em inúmeras finalidades -- dos motores a diesel às frigideiras..

De acordo com os organizadores do prêmio, a pesquisa de Shechtman trouxe uma mudança de paradigma de como os átomos são organizados em materiais sólidos. “Ao contrário da crença prévia de que átomos ficam dentro de cristais em padrões simétricos, Schechtman mostrou que eles poderiam se organizar em um padrão que não se repetia,” explicou a academia.

“Sua descoberta foi extremamente controversa. Enquanto defendia sua descoberta, foi demitido de seu grupo de pesquisa. No entanto, sua batalha eventualmente forçou cientistas a rever a própria natureza da matéria”.

O comitê lembrou então que as formas matematicamente regulares, mas infinitamente variadas, são comuns na arte árabe e persa. "Mosaicos aperiódicos, como os encontrados nos mosaicos islâmicos medievais do palácio de Alhambra, na Espanha, e na mesquita de Dar-i Imam, no Irã, têm ajudado os cientistas a entenderem qual é o aspecto dos semicristais em nível atômico."

O cientista, nascido em Tel Aviv, trabalha no Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), em Haifa (norte). Na época do seu principal trabalho, ele vivia nos EUA.

A pesquisa de Shechtman foi inicialmente ridicularizada por muitos cientistas, pois contradizia todos os livros sobre o tema. Um dos seus críticos mais inflamados foi Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel. Mas, em 1992, a União Internacional de Cristalografia alterou, com base no trabalho do israelense, sua definição sobre o que é um cristal.

Nas últimas três décadas, centenas de semicristais foram sintetizados em laboratórios, e, há dois anos, cientistas relataram a inédita descoberta de um semicristal natural, numa amostra russa contendo alumínio, cobre e ferro.

Schechtman foi comunicado que ganhou o prêmio durante o anúncio, mas ao contrário do costume, a ligação foi particular, e não em viva voz durante a cerimônia. Os organizadores afirmaram que ele ficou extremamento surpreso com a honraria e que já havia desistido de ganhar o Nobel um dia.

I semana de Química do IFCE


I Semana da Química - IFCE

nos dias 26 e 27/10/2011 aconteceu no IFCE (Instituto Federal do Ceará) campus Crateús a I semana de Química, comemorando o Ano Internacional da Química. O evento contou com uma Palestra do Diretor da (FAEC) faculdade de Educação de Crateús Ossian Gadelha e do Professor Saulo maia.


Logo após a solenidade de Abertura ministrada pela Professora Paula Bezerra houve um "show de Química" estudantes da E.E.F.M Plácido Aderaldo Castelo de Fortaleza fizeram várias experiencias voltadas para a química.


Ao final do Evento uma Palestra - Química: Nossa vida, Nosso Futuro, com o Prof. Ms. Adriano Freitas de Sousa e o Prof. Dr. Jõao Henrique Silva Luciano. E a confraternização com todos da comissão organizadora














quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Assista o vídeo da carreata em apoio aos professores

Vídeo da Carreata em apoio aos Professores do Estado

Aulão em praça Publica

Quarta-feira (05/10/2011)
Dia de paralisação das Escolas Estaduais e da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC







Alunos e professores da rede estadual de Crateús do ensino médio ou superior participando de um aulão em praça publica para mostrar seu repúdio perante esta situação





Acesse também

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3