"Por que toda ação gera uma Reação"

.

domingo, 31 de outubro de 2010

Feclesc sedia em novembro o III Fórum Internacional de Pedagogia


O III Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), que a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) , em Quixadá, a 154 km de Fortaleza, vai reunir de 10 a 13 de novembro próximo, cerca de 2.000 participantes, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados nessa área do conhecimento. A conferência de abertura do evento tem como tema "A Formação Docente no Contexto Contemporâneo", a ser proferida pelo professor José Alberto Correia, da Universidade do Porto, em Portugal. O III FIPED é uma homenagem da Feclesc a “Cego Aderaldo”. As inscrições estão abertas e prosseguem até 30 de outubro, e podem ser realizadas via online, no site do evento www.uece.br/eventos/3fiped, sendo necessário o preenchimento de formulário.

Segundo o diretor da Feclesc e coordenador do evento, professor Jorge Alberto Rodriguez, o III FIPED constitui-se, também, em um espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. O Fórum mantém sua atenção centrada na figura dos graduandos e, através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar aos participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão.

A homenagem a Aderaldo Ferreira de Araújo, mais conhecido como “Cego Aderaldo” tem tudo a ver com o evento, por ser o poeta popular cearense conhecido nacionalmente pelos seus desafios como repentista. Segundo o pesquisador João Eudes Costa, autor de um cuidadoso estudo sobre Cego Aderaldo, conta que nas andanças pelo Brasil, juntamente com o também poeta Rogaciano Leite, foi ouvido e aplaudido pelo cantor Silvio Caldas, que ouviu várias de suas cantorias. Garante o pesquisador João Eudes, que uma das sprimeiras homenagens ao genial cantador sertanejo se encontra em forma de estátua, defronte à rodoviária de Quixadá, num trabalho do escultor João Bosco do Vale e por iniciativa de um amigo e também cantador, Alberto Porfírio.

“Cego Aderaldo” nasceu na cidade do Crato, no dia 24 junho de l878, e logo após seu nascimento mudou-se para a cidade de Quixadá, onde descobriu o dom da rima, pouco depois de perder a visão num acidente. Segundo contam, isso ocorreu quando teve um sonho em versos.

Informações acesse o site www.uece.br/eventos/3fiped

domingo, 24 de outubro de 2010

XV Semana Universitária 2010



XV SEMANA UNIVERSITÁRIA 2010
Ocorrerá no período de 22 a 26 de novembro de 2010 a XV Semana Universitária da UECE.
Assim como em 2009, haverá necessidade da apresentação do parecer de aprovação da
Comissão de Ética para o Uso de Animais da UECE.
Assim, os pesquisadores devem fazer a submissão de forma antecipada,
já que há o prazo mínimo de 30 dias para análise.


--------------------------------------------------------------------------------

A Comissão de Ética para Uso de Animais da UECE - CEUA /UECE acaba de inaugurar seu site:
www.uece.br/ceua
nele será possível verificar o andamento dos processos, calendário de reuniões, além de informações e arquivos importantes para o seu projeto de pesquisa e aulas práticas que incluamo uso de órgãos, tecidos e outros usos animais.

Fone CEUA/UECE: 085 3101 9890

No ISCB temos os pesquisadores: Dra Célia, Dra Sandra, Dra Vânia e Dr Bruno que são membros do CEUA. Consulte-os e tire suas dúvidas.

LIVEMOCHA

Livemocha é uma rede social internacional onde os usuários podem aprender línguas através de lições audiovisuais, além de dicas e comentários enviados por outros usuários.

A maioria dos cursos é gratuito, mas existem opções pagas (Premium) para alguns cursos, nas quais o usuário conta com recursos adicionais, como tutores oficiais, possibilidade de download de arquivos e textos que explicam a gramática da língua estudada.

Site muito bom galera, de fácil acesso e compreensão, ótimo para nós universitário pois a maioria das provas de mestrado são de linguas estrangeiras.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Química da Amizade - Por Nayara Mônica


Nossa amizade é como a ligação covalente,
sempre compartilhando alegrias, tristezas...
Nunca surgirá um radical, porque essa ligação jamais se quebrará!
Sei que em alguns momentos será necessário, ver,
analisar algo errado e balancear a equação,
buscando o equilíbrio químico entre a gente.
O meu coração para você, sempre será uma cadeia aberta,
onde você sempre terá o livre arbítrio
de fazer e decidir o que quiseres,
sem sufoco, cobranças(cadeia fechada).
Em determinadas situações haverá vários intrusos
que vão querer decompor a nossa amizade...
Como por exemplo, a Distólise:
Ocorre a decomposição devido a distância.
A Pirólise: quando a decomposição ocorre
devido o amigo pirar de tanta saudade...
Mas como a ligação que existe entre nós é de alma,
ponte de hidrogênio, é muito difícil ser quebrada!
Não é uma interação fraquinha como a de Vander Walls.
Que a nossa amizade nunca evapore,
mas que sempre estejamos bem unidas, no estado sólido!
Como na reação de síntese ou adição...
pois existe a união de duas pessoas que reagem
e formam um único produto: A amizade!


II Semana da física


O Centro Acadêmico de Física informa que no período de 26 a 29 de Outubro de 2010 será realizado a II Semana da Física.
As inscrições para apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral, participação de palestras e mini-cursos serão realizadas no período de 20/09/2010 a 15/10/2010
O público-alvo do evento serão os alunos de Graduação e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior e Professores Pesquisadores.
Site do evento: http://www.uece.br/eventos/iisemanadafisica/

Currículo Lattes


O Currículo Lattes é um currículo acadêmico utilizado por muitas instituições de ensino, ciência e tecnologia. Muitas delas utilizam somente o currículo da plataforma Lattes, que é parte de um sistema de banco de dados de currículos do CNPq.

Muitas instituições tem como norma o currículo do candidato nessa plataforma.

Na plataforma você insere seus dados pessoais e profissionais. Num ambiente descomplicado você insere os dados de sua vida acadêmica e profissional dependendo da área de atuação. No caso da acadêmica há campos para cadastrar mini-cursos, monitorias, monografias, participação em congressos, etc.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UECE realiza colação de grau em Crateús




A Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a 354 km de Fortaleza, forma nesta quinta-feira (14/10), 27 profissionais capacitados pelos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Presidida pelo Reitor da UECE, Professor Francisco de Assis Moura Araripe, a solenidade de Colação de Grau acontecerá às 19h, no Ginásio Coberto do CAIC.

A nova turma de formandos recebe o nome de “Regina Coele Queiroz Fraga”, tem como patrono, o deputado Nelson Martins Neto, paraninfo, José Arteiro Goiano, promotor de justiça do município de Crateús, oradora docente, professora Liezelotte Resende Bonfim, e orador discente, o graduando Ney Pereira Ribeiro. O juramentista da turma será Auzenir Herley do Nascimento. Os novos concludentes prestam ainda, homenagem especial a Mestre, Maria da Conceição Rodrigues Martins.

Segundo Diretor da FAEC, professor José Ossian Gadelha de Lima, a Faculdade foi criada em 1983, conta hoje, com 780 alunos matriculados, e com os novos concludentes, desta sexta-feira, completa um total de 886 profissionais formados pelos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, e Química. A faculdade atende também, estudantes de nove municípios da região dos Inahmuns como Independência, Novo Oriente, Nova Russas, Tamboril, Sucesso, Ipaporanga, Poranga, Monsenhor Tabosa e Ararendá.

Segundo a Chefe do Cerimonial da UECE, Maria de Fátima Oliveira Lima, deverá comparecer a solenidade de Outorga de Grau, cerca de 300 pessoas. A cerimônia contará com as presenças do Prefeito Municipal, Carlos Felipe Saraiva Bezerra, dos Pró-Reitores, autoridades da região, familiares dos concludentes, dentre outros convidados.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Carta de um Químico apaixonado à sua namorada






Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 1998

Querida Valência

Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabario muito para levar uma vida estável.

Lembro-me de que tudo começou nurario passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com roda de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo pega de enxofre, você respondeu carinhosamente: "Próton, com quem tenho o praseodímio de falar?".

Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nenhum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e ate já disse quimicasaria com você. Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição.

Soube que a Ines lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que me metais na cadeia.

Sinceramente, não sei por que você esta a procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar erradio. Se isso acontecesse, iridio emboro urânio de raiva. Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Tulio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Francio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição.

Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que esta acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse a normalidade inicial. Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumínio e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base. Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.

Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.

Abracidos do

Marcelantanio

Vestibular 2011.1





UECE divulga datas para vestibular 2011.1




A Universidade Estadual do Ceará (UECE) Está com inscriçoõess abertas até o dia 15 de outubro de 2010, Para o 1º vestibular de 2011, estão sendo oferecidas 2.225 vagas, sendo 1.390 para os cursos da Capital e 835 vagas para as seis unidades do interior do estado. veja o edital no site






O vestibular 2011.1 será realizado no dia 5 de dezembro - domingo - das 09:00 às 13:00 Horas


com um prova de conhecimentos gerais: Química, Biologia, Matemática, Lingua portuguesa, Lingua estrangeira, fisica, geografia. A segunda fase acontecerá nos dias 09 e 20 de dezembro com a realização de uma prova de redação e três especificas






Para mais informações entre em contato


EVEQ

EVEQ - Escola de verão de química


galera reunida para fazer cursos e se divertir, novos amigos feitos e muitas saldades mais sabendo que todos os anos iremos nos ver, eveq show de bola, de manhã curso de tarde curso, de noite curso, mais sempre em ritmo de festa, pagode e forró pra recarregar as energias, temos que agradecer ao kelmarck(pandeiro) e Patrick(violão) encarregados da animação da galera.

O eveq é realizado todos os anos, quem ñ foi tem que ir é uma experiencia de vida e de aprendizagem muito boa, além de vc aprender coisas que você não sabe, fazemos amigos muito legaisde várias cidades do ceará.

Galera foi show de bola Saudade de vocês

Acesse também

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3