"Por que toda ação gera uma Reação"

.

domingo, 31 de outubro de 2010

Feclesc sedia em novembro o III Fórum Internacional de Pedagogia


O III Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), que a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) , em Quixadá, a 154 km de Fortaleza, vai reunir de 10 a 13 de novembro próximo, cerca de 2.000 participantes, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados nessa área do conhecimento. A conferência de abertura do evento tem como tema "A Formação Docente no Contexto Contemporâneo", a ser proferida pelo professor José Alberto Correia, da Universidade do Porto, em Portugal. O III FIPED é uma homenagem da Feclesc a “Cego Aderaldo”. As inscrições estão abertas e prosseguem até 30 de outubro, e podem ser realizadas via online, no site do evento www.uece.br/eventos/3fiped, sendo necessário o preenchimento de formulário.

Segundo o diretor da Feclesc e coordenador do evento, professor Jorge Alberto Rodriguez, o III FIPED constitui-se, também, em um espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. O Fórum mantém sua atenção centrada na figura dos graduandos e, através das atividades estruturadas para o evento procurará apresentar aos participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão.

A homenagem a Aderaldo Ferreira de Araújo, mais conhecido como “Cego Aderaldo” tem tudo a ver com o evento, por ser o poeta popular cearense conhecido nacionalmente pelos seus desafios como repentista. Segundo o pesquisador João Eudes Costa, autor de um cuidadoso estudo sobre Cego Aderaldo, conta que nas andanças pelo Brasil, juntamente com o também poeta Rogaciano Leite, foi ouvido e aplaudido pelo cantor Silvio Caldas, que ouviu várias de suas cantorias. Garante o pesquisador João Eudes, que uma das sprimeiras homenagens ao genial cantador sertanejo se encontra em forma de estátua, defronte à rodoviária de Quixadá, num trabalho do escultor João Bosco do Vale e por iniciativa de um amigo e também cantador, Alberto Porfírio.

“Cego Aderaldo” nasceu na cidade do Crato, no dia 24 junho de l878, e logo após seu nascimento mudou-se para a cidade de Quixadá, onde descobriu o dom da rima, pouco depois de perder a visão num acidente. Segundo contam, isso ocorreu quando teve um sonho em versos.

Informações acesse o site www.uece.br/eventos/3fiped

0 comentários:

Postar um comentário

Acesse também

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Modern Warfare 3